CCXP 2024: (quase) tudo o que rolou na edição deste ano!

Por Camila Alves de Souza
Mentoria Rhafaela Resende e Tarcísio Camelo
Compartilhe:
Entre altos e baixos, a edição deste ano da Comic Con Experience (CCXP) chega ao fim, mas ainda deixa sua marca na cultura geek com experiências inesquecíveis.

Entre os dias 5 e 8 de dezembro, em São Paulo, milhares de fãs de quadrinhos, cinema, séries, animes e games se reuniram no maior evento de cultura pop do mundo: a CCXP! A edição de 2024 contou com uma programação recheada de atrações diversas, com painéis de grandes estúdios, experiências imersivas, exposições interativas e, claro, a presença de grandes artistas!

 CCXP24 | Créditos: Camila Alves

No começo do ano, os fãs do evento foram surpreendidos com a notícia de que o estúdio Disney traria ao Brasil, pela primeira vez, seu próprio evento – o que resultou em sua saída da lista de atrações esperadas na CCXP. Outra marca de relevância que também seguiu este caminho foi a Netflix, porém, mesmo com a criação do TUDUM, os fãs aguardavam ansiosamente as experiências que ela traria para a Comic Con – e o balde de água fria veio em novembro, um mês antes do evento, quando a organização soltou o mapa oficial da CCXP e a Netflix não estava presente. 

Ainda que os fãs tenham tido essas surpresas, a CCXP24 continuou contando com grandes estúdios fazendo parte da programação, como o Amazon Prime e suas produções mais famosas – Fallout, Senhor do Aneis: Os Aneis de Poder e The Boys; Globoplay com o lançamento de “Guerreiros do Sol” e um estúdio de gravação para os fãs testarem suas habilidades de atuação; Warner Bros., com atividades interativas inspiradas em Harry Potter e, para os fãs mais nostálgicos, a TV Cultura trouxe os cenários originais de X-Tudo, Cocoricó, entre outros. Resumindo: tinha de tudo para todo mundo!

Experiência Imersiva da série “Os Aneis do Poder”, no estande do Amazon Prime | Créditos: Camila Alves
Blue Milk, o famoso leite azul de Star Wars, no estande da 3 Corações | Créditos: Camila Alves

Um dos destaques positivos foi a grande presença de artistas nacionais nos palcos Thunder e Omelete. Com a estreia nos cinemas marcada para o Natal, o elenco de “O Auto da Compadecida 2” apareceu, pelo segundo ano consecutivo, na CCXP24 para contar um pouco sobre o processo de gravação e o que os fãs podem esperar da sequência. Algumas pessoas que chegaram cedo no evento tiveram a honra de assistir ao filme pela primeira vez e, apesar de não conseguir superar a grandiosidade do primeiro filme, a sequência promete momentos de nostalgia e o tão esperado reencontro com personagens tão queridos por todos.

O mesmo aconteceu com “Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa”, novo filme do universo da Turma da Mônica. Com a data de estreia nos cinemas para 9 de Janeiro de 2025, o elenco, juntamente com Mauricio de Sousa, criador do personagem, apareceram para assistir e conferir com a galera, em primeira mão, a versão final do filme. Assim como os outros filmes desse universo, Chico Bento vem com mais uma história emocionante para toda a família.

Elenco de “O Auto da Compadecida 2” no Palco Omelete | Créditos: Camila Alves

Na tarde do sábado (7), dia mais cheio do evento, todos foram surpreendidos com uma queda de energia durante a realização das atividades. Alguns estandes, com o gerador próprio, seguiram com a programação normalmente, porém, em outros casos foi preciso uma ajuda coletiva com a iluminação dos celulares. A energia geral voltou após alguns minutos.

Outra situação que deixou os fãs chateados foi a organização do evento para as ativações. Dependendo do que cada um gostaria de participar, o tempo de espera nas filas eram de 1 a 3 horas – considerando que a CCXP tem um tempo total de 8-9h no dia, gastar quase ⅓ desse tempo em filas foi desanimador.

Minha experiência no evento

Essa foi a segunda edição da CCXP que eu fui. O que eu senti no último ano era que aquele espaço da São Paulo Expo se tornava um mundo totalmente diferente do mundo real nos dias do evento. Ali era o encontro de tudo o que eu gostava, e a minha única opção era aproveitar cada momento.

Para mim, a CCXP24 ficou marcada pelo estande do Amazon Prime para a série “Senhor dos Aneis: Os Aneis do Poder” – como fã dessa saga, foi muito divertido estar com Celebrimbor, personagem da série, no momento em que ele forjou os aneis dos homens. Outro momento que fez o evento valer a pena foi o encontro com dubladores – neste ano eu consegui reencontrar o Wendel Bezerra, dublador do Bob Esponja e Goku (Dragon Ball), e finalmente conhecer o Guilherme Briggs, dublador do Buzz Lightyear (Toy Story) e Cosmo (Os Padrinhos Mágicos). 

É impossível ver tudo o que a CCXP oferece para os fãs, porque são muitas atrações acontecendo ao mesmo tempo, mas, apesar de tudo o que aconteceu neste ano, viver o épico na CCXP ainda é uma experiência incrível para quem é fã do mundo geek. 

Para ficar por dentro de toda a programação que rolou na CCXP24 e das novidades da próxima edição, que ocorrerá entre os dias 4 e 7 de Dezembro de 2025, e o site oficial do evento.

Compartilhe:

Camila Alves de Souza

Graduanda em Letras – Português e Inglês. Estagiária de Projetos na Viração Educomunicação e professora de Literatura e Inglês no Cursinho Popular Paraisópolis. Gosta de livros, de falar sobre política e aprender novos idiomas. Acredita na educação como principal ferramenta para mudar o mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins WordPress