Empregos verdes: Certamente, o aumento de desastres naturais têm impactado a maneira como as pessoas conduzem negócios e trabalham em geral. Indústrias, por exemplo, enfrentam o risco físico de serem danificadas por desastres naturais, como enchentes, resultando em perdas potenciais e altos custos que precisariam ser cobertos. A força de trabalho enfrentaria dificuldades para trabalhar em condições climáticas extremas, o que pode afetar sua saúde e segurança. Isso pode eventualmente levar à redução do número de horas trabalhadas ou a uma diminuição no ritmo de trabalho. Então, como as empresas podem sobreviver nesses tempos? Como as pessoas podem ganhar a vida?
Uma solução: empregos verdes
Empregos verdes são definidos como trabalhos que não apresentam riscos de longo prazo para o meio ambiente natural, enquanto também ajudam a reverter desastres causados pelo ser humano e a diminuir seu impacto no aquecimento global, tornando-os mais sustentáveis e amigáveis ao clima. Isso significa que estamos transformando a reversão das mudanças climáticas em nosso trabalho.
Empregos verdes não precisam necessariamente ocorrer ao ar livre, no meio do mato ou cercados por insetos que possam assustá-lo. Qualquer trabalho pode ser um emprego verde. Você pode ser um redator freelancer que usa o poder da escrita para defender e incentivar ações em prol de questões ambientais ou um funcionário em uma empresa que está trabalhando para reduzir suas emissões de carbono. Você é responsável por tornar seu trabalho mais sustentável.
A transição de empresas, empregos e indústrias para a sustentabilidade não é uma tarefa fácil; no entanto, se todos dermos pequenos os todos os dias, podemos superar esse desafio coletivamente. Exemplos de como fazer isso em um ambiente de escritório incluem: imprimir menos e reciclar mais. Mais da metade dos documentos impressos são descartados em até 24 horas, e a maioria deles acaba em aterros sanitários. Aterros produzem gases tóxicos que contribuem para as mudanças climáticas. Portanto, cada pequena ação sua, seja boa ou ruim, tem um impacto. Isso prova que, mesmo que alguém decida imprimir menos e introduza lixeiras de reciclagem em seu escritório, estará fazendo uma diferença significativa para tornar seu trabalho mais sustentável.
O futuro dos empregos verdes
O futuro pertence inteiramente à geração jovem atual. Uma geração cujos olhos brilham de paixão e cujos corações se enchem de esperança. Uma geração que aspira vislumbrar um futuro. Um futuro que está sendo roubado. Um futuro que, de outra forma, estaria repleto de faíscas de ambições.
A menos que mudemos isso
Empregos verdes estarão em alta demanda à medida que avançamos para o futuro, pois sua necessidade surgirá à medida que as mudanças climáticas se tornem mais perigosas ao longo do tempo. Nosso planeta precisará de pessoas, de todos os tipos de carreiras, para ajudar a salvar o mundo.
Como o futuro pertence aos jovens, eles também devem ter oportunidades de trabalhar em prol de sua melhoria. A educação que enfatiza a construção de carreiras verdes deve ser incentivada. Com a imensa quantidade de tecnologia disponível atualmente, a melhoria da educação deve ser considerada o primeiro e mais básico nível para orientar os jovens a prosperarem em empregos verdes. Há 250 milhões de crianças em todo o mundo que não têm o a uma educação de qualidade, conforme relatado pela UNESCO em 2023.
Assuntos que envolvem e se concentram em carreiras verdes devem ser introduzidos nos sistemas educacionais, como sustentabilidade e gestão ambiental. As habilidades de cada jovem interessado em carreiras verdes podem ser aprimoradas para que eles prosperem em suas escolhas profissionais – isso só pode ser alcançado quando instituições especializadas, que oferecem e promovem cursos e treinamentos, forem criadas em diversos lugares. Uma criança precisa estar ciente e consciente dos problemas ambientais que enfrentamos para ser capaz de construir uma carreira voltada às soluções para esses problemas.
Os jovens precisam de exposição e experiência para se especializarem em empregos verdes. As escolas devem criar um equilíbrio firme entre o ensino teórico e a prática. Os estudantes precisam aplicar o que aprendem dentro das quatro paredes da sala de aula no mundo externo.
Muitos não têm conhecimento e compreensão suficientes sobre as várias opções disponíveis, como os jovens são treinados e moldados para se destacarem em suas carreiras e como suas habilidades são avaliadas para trazer o melhor de si. Mais orientação sobre empregos verdes deve ser ível e disponível por meio de sessões de aconselhamento e informações.
A nova geração é enriquecida com os líderes de amanhã que, se tiverem a oportunidade, iluminarão o futuro como estrelas brilhantes no magnífico céu e trarão luz ao nosso mundo como uma fogueira estalando na escuridão. Seus talentos ecoarão tão alto quanto uma tempestade, e seus corações dançarão de alegria como abelhas.
O futuro nebuloso só ficará claro quando os jovens receberem os recursos, o apoio e a orientação corretos para se tornarem líderes do futuro, e quando empresas, negócios, funcionários e empregadores derem um o a cada dia para tornar seus empregos mais verdes. Nossa economia verde está em nossas mãos, e apenas nós podemos regar suas sementes para que ela floresça e prospere.