Vai correr tudo bem

Por Amanda da Cruz Costa
Compartilhe:
Reflexões sobre o livro de Susana Torres

Olá minha lindeza climática <3

Recentemente li uma história que fiquei boquiaberta, desse jeitinho *o*

Essa história veio através do livro Vai correr tudo bem , escrito pela coach Susana Torres. A obra conta parte da vida do ex-jogador de futebol Éderzito António Macedo Lopes, conhecido como Éder. Ele nasceu no dia 22 de dezembro de 1987 na Guiné-Bissau e mudou-se para Portugal com apenas três anos de idade, levado por seu pai sem o consentimento da sua mãe. Por ter ado por diversas dificuldades financeiras familiares, ou grande parte da sua juventude em orfanatos nas cidades de Braga e Coimbra. 

Eder viu sua carreira como jogador mudar depois que conheceu Susana e se permitiu ar por um processo de coach. Um dos momentos mais marcantes de sua vida ocorreu na final da Eurocopa de 2016, quando marcou o gol que garantiu o primeiro título europeu para Portugal, na vitória por 1 a 0 contra a França e comemorou com uma luvinha branca escrito “believe – acredite”. 

Basicamente, o livro conta parte da vida de Eder, dando ênfase ao seu processo de coach. Eu ameeeeei a leitura! Sabe quando a história é leve, divertida e te prende do começo ao fim? Pois bem, durante a leitura me senti como uma observadora/iradora/torcedora de Éder e quero aproveitar esse espaço no meu blog para compartilhar alguns aprendizados que tive neste processo.

Bora comigo? 🙂 

Muito do que lhe acontecia era resultado direto da forma como pensava. “ – Éder

A nossa cabeça tem uma grande influência nos nossos resultados, ela vai construir o cenário que imaginamos para nós. De acordo com Henry Ford, “se você pensa que pode, ou se pensa que não pode, de qualquer forma você está certo.” Nossa mente, pensamentos e reflexões estão a todo momento construindo nossa realidade e quando temos consciência desse processo e amos a fazê-lo de forma intencional, começamos a ter autonomia e liberdade para definir nossa próxima fase.

“É a nossa capacidade de imaginar um futuro diferente que nos faz querer vivê-lo, é a nossa capacidade de imaginar soluções que nos leva a encontrá-las.” – Susana Torres

A forma como interpretamos o mundo, o significado que damos às pessoas e as situações, nossa postura, se sorrimos ou não, tem potencial de influenciar todo o nosso ambiente. Quando somos mais positivos ao presente, suavizamos o significado dos acontecimentos do ado e começamos a construir nosso futuro com fé.

A real é que as coisas são o que são, mas a forma como lidamos com elas é o que faz toda a diferença. Nós somos os principais responsáveis por criar a nossa realidade, e deveríamos colocar energia nisso, pois é nela que vamos viver!

Querida leitora, tenha objetivos, metas a longo prazo e grandes sonhos! Se tiver medo no meio do caminho, vai com medo mesmo. Foque naquilo que você almeja e não naquilo que te causa dor. Nada na vida é por acaso e cada fase é um convite para a gente evoluir. 

Se o processo está difícil, pare, respire e descanse. Lembre-se do seu porquê e continue seguindo em frente. Posso te afirmar com absoluta certeza, o resultado valerá a pena, mas é preciso aprender a desfrutar a jornada <3

“Escolho acreditar em mim e escolho acreditar em Deus. Escolho acreditar que muito daquilo que me acontece na vida é responsabilidade minha, decorre das minhas decisões e comportamentos. E escolho acreditar que Deus observa e intervém quando tem de intervir.” – Éder

Compartilhe:

Amanda da Cruz Costa

Amanda Costa é ativista climática, jovem embaixadora da ONU, delegada do Brasil no Y20, liderança Forbes #Under30 e fundadora do Perifa Sustentável

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins WordPress